A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Coelho Neto, por meio da equipe de profissionais que integram o quadro do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, realizaram na manhã desta quinta-feira (25), uma roda de conversa com as mães e responsáveis dos participantes assistidos pelo SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Na oportunidade, foram explanados assuntos importantes sobre os Benefícios, Programas e Serviços ofertados pelo CRAS e explanação dos objetivos do PAIF-Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do SFCV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de destacar a importância de manter o cadastro único atualizado, através do NIS-Número de Identificação Social, requisito primordial para a participação nestes programas.
Foi realizada, ainda, uma palestra sobre a “Campanha Janeiro Branco”, que retrata a importância do cuidado com a saúde mental. Como atividade prática, a equipe de profissionais, composta por Assistentes Sociais, Psicólogas e Orientadoras Sociais, orientou os participantes nos trabalhos em grupos, culminando com a elaboração de cartazes com dicas de saúde mental.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social:
O QUE É O PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família?
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.
O que é o SCFV- Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, são atividades complementares que são desenvolvidas em grupos de diversas faixas etárias, como crianças, adolescentes, jovens e idosos, tem como público prioritário beneficiários do bolsa família, BPC e famílias com vínculos fragilizados, com membros no trabalho infantil, e outras demandas, tem como objetivo: fortalecer os vínculos familiares e comunitários, propor atividades socioeducativas, trocas de experiência, ações de cidadania e outras atividades focalizadas a cada grupo distinto.
Leia mais no site da Prefeitura de Coelho Neto