A Prefeitura de Duque Bacelar através do prefeito Flávio Furtado e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, firmou mais uma importante parceria voltada para o apoio ao agricultor familiar do município.
Trata-se do Projeto social denominado de Padrinho Rural, desenvolvido por meio da Aprosoja junto ao empresário e produtor André Introvini que já atua há mais de 20 anos na região de Buriti.
Através dessa parceria as famílias beneficiadas deixam de produzir apenas a agricultura no toco e passam a plantar com uso de máquinas melhorando assim o manejo da terra e aumentando a produção.
Por onde o projeto já foi implantado, se notam resultados significativos tanto para a iniciava privada quanto para o poder público, pois através deles, o agricultor recebe orientação técnica, acesso aos maquinários, insumos e o planejamento da produção.
Em Duque Bacelar, o prefeito Flávio Furtado não mediu esforços para o projeto tenha êxito no município.
Mais de 100 famílias estarão sendo beneficiadas nos povoados João Dias, Morada Nova, Mercês, Sentada e Sítio Novo.
Entenda como funciona:
- O fazendeiro coloca suas máquinas para preparar a área, plantar e colher, sem cobrar nada e fornece insumos (adubos, defensivos agrícolas e até sementes) a preço de custo para receber na colheita, além das orientações técnicas.
- O agricultor familiar entra com a mão-de-obra nos trabalhos que a máquina não faz, como catagem de raízes, coivaras, etc., e acompanha o desenvolvimento da planta, para informar alguma anormalidade aos técnicos para que os mesmos tomem providências e entra também com parte do combustível.
O Poder Público, através da Secretaria de Agricultura, articula os parceiros, organiza os grupos, providencia as sementes e também colabora com parte do combustível, faz todo acompanhamento planejando e avaliando junto com os agricultores familiares e com os parceiros.
Um projeto desenvolvido em diversos estados do Brasil que tem sido destaque e referência no ramo da agricultura, gerando renda no campo, produtividade nas lavouras e nas mesas dos agricultores.