Estudantes e professores da rede pública de ensino do Maranhão elogiaram a iniciativa do Governo do Estado na implantação de aulas com conteúdos educacionais, por meio de TV aberta. O canal TV Educação – Caminho para o Saber foi arrendado e entrou no ar no dia 8 de março, tornando-se mais uma importante ferramenta na transmissão do conhecimento, que fortalece a aprendizagem dos alunos, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19. Para ter acesso às aulas, basta sintonizar o canal 10.2.
“É muito interessante a proposta do Governo do Estado, pois através da TV Educação a gente aprende vários conteúdos de todas as disciplinas. Em Arte, por exemplo, aprendi sobre o “Maneirismo” e também obtive conhecimento sobre Projeto de Vida, que é muito importante para os jovens planejarem seu futuro. O canal tem me ajudado bastante. As aulas veiculadas em três horários facilitam o aprendizado. Posso ter aulas pela manhã e reprisá-las à tarde ou à noite, fazendo os resumos, sem contar que o canal é muito acessível para os estudantes”, expressou Jamille Vitória, 15 anos, estudante do Centro Educa Mais Dayse Galvão.
O sinal da TV Educação chega a 16 municípios maranhenses, sendo eles São Luís, Alcântara, Axixá, Bacabeira, Bacurituba, Divinópolis, Governador Edison Lobão, Icatu, Imperatriz, João Lisboa, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e Senador La Rocque. A previsão é de que o sinal seja ampliado para outras regiões do estado.
A professora de Sociologia, Marina Murphy Diniz, destacou que a TV Educação é uma ferramenta de grande valia que ajuda na diminuição das desigualdades educacionais e fortalece o vínculo dos estudantes com a escola, que ficou ameaçado desde o surgimento da pandemia causada pelo coronavírus.
“As aulas vão beneficiar todos os estudantes, principalmente os que não têm acesso aos meios digitais. A televisão vai chegar onde o digital ainda não chegou e isso é muito importante como uma medida que ajuda a reduzir a desigualdade educacional entre os estudantes. As aulas são fundamentais para o fortalecimento do vínculo do aluno com a escola como processo de conhecimento e garante a continuidade da trajetória escolar dele. A ação do Governo beneficia professores, estudantes, as escolas e, sem dúvida, ajudará muito na aprendizagem de nossos estudantes do Maranhão”, defendeu.