Por causa do aumento do número de casos de Covid-19, a Prefeitura de Duque Bacelar publicou nesta sexta-feira (22) um novo decreto de n° 004/2021 que dispõe sobre o funcionamento das atividades econômicas no município. O decreto restringe o horário de funcionamento de bares e restaurantes e proíbe a realização de festas, eventos e shows até o dia 28 de fevereiro.
A preocupação da gestão se dar em virtude da elevação no número de casos ativos registrados nos últimos dias na cidade.
Bares e restaurantes estão autorizados a funcionar somente na modalidade delivery em todos os dias da semana. Está proibida a permanência de clientes para consumir nas dependências.
Cerimônias religiosas continuam funcionando com até 50$da capacidade. O decreto também se aplica aos serviços de educação e demais órgãos do serviço público municipal.
Todos os serviços considerados essenciais e não essenciais deverão seguir à risca todos os protocolos sanitários, sob pena de multa diária ou até cassação do alvará de funcionamento.
De acordo como prefeito Flávio Furtado, que também está acometido pela Covid-19, todas as medidas foram tomadas pensando primariamente na vida humana, e claro, seguindo recomendações do Governo do Estado do Maranhão e do Ministério Público Estadual.