A presença constante dos profissionais de saúde na comunidade representa um grande avanço no fortalecimento da atenção domiciliar no município de Coelho Neto. A ação é uma das prioridades desenvolvidas na área pela gestão do prefeito Américo de Sousa, dentre as muitas que a Secretaria Municipal de Saúde realiza para ampliar e melhorar os serviços ofertados.
Quando assumiu a gestão pública municipal, Américo encontrou a saúde sucateada e os principais serviços suspensos. A cidade vivia um caos administrativo. A população não contava sequer com as ações do Programa Saúde da Família.
NO PASSADO ERA ASSIM
Tão logo assumiu, o prefeito Américo de Sousa arregaçou as mangas e trabalhou para colocar a casa em ordem e os serviços de saúde para funcionar.
Hoje, a realidade é bem diferente. Um dos exemplos é o atendimento domiciliar do PSF, caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação prestados em domicílio.
O atendimento de saúde na residência do paciente prioriza os idosos, as pessoas acamadas, diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças.
As visitas são realizadas por: Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Técnicos e Agentes Comunitários de Saúde e contam também com o suporte dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico e Assistente Social.
O trabalho realizado sem dúvidas permite que os profissionais de saúde fiquem mais próximos da comunidade, promovendo a melhoria das condições de saúde da população.
Para dar suporte ao trabalho das equipes, Américo entregou 05 veículos 0km para o PSF. O município de Coelho Neto conta atualmente com 14 equipes do Programa Saúde da Família-PSF e 02 equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF.