Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde participaram de um treinamento sobre Sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível-IST. A atualização sobre o assunto aconteceu na última quinta-feira, 08, no auditório da Unidade de Saúde Daniel Guanabara, no Bairro Santana e foi ministrada pelo Médico Infectologista Luciano Mourão.
“Com o apoio do nosso Prefeito Américo de Sousa, estamos promovendo a capacitação constante dos nossos profissionais de saúde para que possam atuar junto a comunidade. Os treinamentos são realizados para atualizar e repassar algumas informações que são importantes para o trabalho desenvolvido nas unidades. As nossas Equipes de Saúde da Família trabalham diariamente com foco no combate à sífilis e demais ISTs. Devemos pontuar sempre que a doença tem tratamento e cura”, destacou Olímpia Oliveira.
Estudos apontam que o principal motivo do aumento de casos de sífilis no Brasil é a falta de uso do preservativo na relação sexual, principalmente entre jovens e adolescentes.
Doença infecciosa, a sífilis é transmitida pela bactéria treponema pallidum. A transmissão ocorre, basicamente, pela relação sexual ou de mãe para filho, pelo sangue, no período de gestação.