terça-feira, 21 de agosto de 2012

Queimadas Causam Pavor na População e Voltam a Destruir Casas em Nossa Região!

Afonso Cunha- MA- Uma onda de incêndios vem aterrorizando a população de nossa região como havíamos falado na semana passada em uma matéria postada pelo Portal Afonso Cunha e reproduzida por este Blog.
 

A onda de incêndios deu-se início em Coelho Neto, Chapadinha e Afonso Cunha e em outros municípios vizinhos, na última tarde de domingo (19/08) um incêndio provocado pela queima de roça destruiu uma casa e um curral de uma propriedade rural especificadamente no povoado Santo Antonio bem próximo à sede do município de Afonso Cunha. Um carro Pipa que presta serviços à prefeitura de Afonso Cunha esteve no local para conter as chamas mais o fogo tomava conta de tudo vindo a destruir todo o curral a residência de dona Santinha.

 Já no dia anterior (sábado18/08) casas foram atingidas pelo fogo na zona rural de Chapadinha - MA, deixando ás famílias sem nenhum bem, tudo isso provocado pelas constantes queimadas.





Além de deixar prejuízos naturais e pessoais aos moradores das áreas atingidas pelo fogo. Condenadas há mais de século, queimadas provocam prejuízos, além dos efeitos nocivos para o meio ambiente, como diminuição da produtividade da terra; e à saúde da população, por afetar a qualidade do ar, os focos de incêndio colocam em risco a manutenção do fornecimento de energia elétrica para cidades inteiras. E nem é necessário que o fogo atinja as redes. Basta o calor, que provoca superaquecimento e rompimento dos cabos.

Essa época, que se estende de abril até novembro, é um período seco e com poucas chuvas, clima que favorece a ocorrência de incêndios. Aliado a isso, atos imprudentes como jogar bitucas de cigarro acesas ou atear fogo em lixo podem ocasionar incêndios acidentais de grandes proporções.

 
Além de tudo isso a população fica o dia todo tendo que limpar suas residências várias vezes ao dia para conter a sujeira causada pelas cinzas oriundas destas queimadas sem falar na grande quantidade de fumaça que cobre o ar da cidade.
 
E a quem recorrer?