sábado, 31 de maio de 2025

SEBASTIÃO MADEIRA- UMA TRAJETÓRIA DE DEDICAÇÃO E AMOR AO POVO DO MARANHÃO



Na cidade de São Domingos do Maranhão, banhada pela Lagoa do Zé Feio e conhecida por um animado carnaval, nasceu Sebastião Torres Madeira. Filho de Luis Antônio e de Elisabete, Sebastião sempre foi uma criança muito comunicativa e com muitos sonhos. 

Madeira viu a Medicina como forma de ajudar o próximo e saiu de sua cidade em busca da realização desse projeto aos 21 anos.

Do interior do Maranhão para o Ceará, saiu para fazer a tão sonhada Faculdade de Medicina. Após enfrentar muitos desafios, se formou na Universidade Federal do Ceará, em 1976. Mas Madeira não parou sua jornada de estudos e iniciou a pós graduação em 1979 na UFRJ, no Instituto de Urologia e Nefrologia, onde se especializou em doenças relacionadas aos rins.

Depois dessa jornada acadêmica, Madeira escolheu Imperatriz como seu novo lar e se apaixonou pela cidade. Nela se tornou de presidente da Associação Médica para colaborar com a classe médica.

Madeira começou a se envolver no mundo da política-partidária desde 1989, quando se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). “Como médico eu tenho um olhar bem mais humanista e sei do que o povo precisa”, ressalta o candidato.

Ele iniciou sua vida pública aos 46 anos como deputado federal pelo Maranhão em 1995 e assim permaneceu por 4 mandatos (1995-2008). Elegeu-se como o 43° prefeito de Imperatriz em 2009 e permaneceu até 2016, sendo, então, o primeiro prefeito na história da cidade a exercer dois mandatos consecutivos.

Hoje, como secretário de estado  da casa civil e com uma larga experiência junto à gestão do Maranhão, Madeira é um dos nomes de confiança do governador Carlos Brandão, gozando não somente de prestígio, mas representando o palácio dos leões em diversas agendas pelo interior.

Ainda não se sabe ao certo se de fato ele lançará  seu nome na disputa por uma vaga na câmara federal ou na assembleia legislativa do Maranhão, mas, o que se sabe ao certo é que ele tem serviço prestado, apoio do governador e figura como uma dos secretários favoritos para as eleições 2026.