Às eleições municipais mostraram a verdadeira força de figuras políticas em ascensão no estado do Maranhão, dentre elas, podemos citar o prefeito eleito de Matões, Raimundo Nonato, "O Nonatinho". Este até então secretário do governo Ferdinando Coutinho, com sua fidelidade e serviço prestado foi indicado a sucessão e eleito com uma diferença expressiva.
Mas, vamos falar sobre o que o resultado das eleições mostraram e trouxeram.
Todos sabem que o candidato apoiado pelo governo do estado em Matões, era opositor de Ferdinando. Porém, após o abrir das urnas, o tabuleiro político na visão de Brandão começa a mudar, e Matões é um exemplo claro disso.
Nesta quarta-feira (30), podemos ver que às portas do palácio dos leões se abriram para Nonatinho, uma vez que, mesmo com a grande influência da deputada estadual Cláudia Coutinho, o governo preferiu apoiar o candidato de Rubão, secretário de estado.
O grande sinal desta aproximação do palácio com o prefeito eleito, Nonatinho, são às articulações em torno da eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, a Famem.
Por meio da forte articulação da deputada Cláudia, da presidente da assembleia, Iracema Vale e de outras figuras fortes na gestão Brandão como seu irmão Marcus Brandão e o deputado Leandro Belo, o prefeito eleito de Matões declarou apoio a Roberto Costa para a presidência da Famem.
O convite feito a Ferdinando meche no tabuleiro da política de Matões, mostrando que o mandato pesa demais quando o assunto é prestígio e poder de articulação junto ao governo e neste quesito, Nonatinho surpreendeu a dar sinais de que o governo Brandão será sim um forte aliado da sua gestão e que este apoio a Roberto Costa é nada mais, nada menos do que a demostração da perca de espaço que a família Rubens Pereira vem tendo no estado e o fortalecimento do nome da deputada estadual Cláudia Coutinho.