quarta-feira, 24 de abril de 2024

EM SÃO LUÍS, ANTÔNIO PIRES LIDERA COMITIVA DE TRABALHADORES RURAIS DE COELHO NETO NO GRITO DA TERRA MARANHÃO 2024


Ontem (23) os sindicalistas Antônio Pires, Nhozinho Rodrigues e Mauricelia Moraes, a jovem Advogada Janielle Pires atuante na área dos Conflitos Agrários, acompanharam até a Capital São Luis, uma comitiva de 50 trabalhadores e trabalhadoras rurais das Comunidades: Carmo, PINDARÉ, Baixa Fria, Cocal e Cafundó, todas do município de Coelho Neto, que integram a luta em defesa das Comunidades em conflitos, para participarem do movimento GRITO DA TERRA MARANHÃO 2024.

Organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e os 215 Sindicatos filiados, o evento conta com o tema "POR DIREITOS, SEGURANÇA, PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E BEM VIVER NO CAMPO".



No ato, milhares de agricultores e agricultoras familiares de todo o Maranhão seguiram em caminhada em avenidas da capital maranhense ao Palácio dos Leões (sede do Governo Estadual), reivindicando por políticas públicas, programas e leis propostas no Caderno de pauta do Grito da Terra Maranhão 2024.

O Caderno de pauta do GTM 24 foi apresentado anteriormente aos Governos do Estado e Federal, com propostas dos(as) agricultores e agricultoras relacionadas à democratização das terras e paz no campo, políticas públicas para a agricultura familiar, preservação ambiental, educação e saúde no meio rural, direitos das mulheres e da juventude rural e a aprovação da lei popular de terras do Maranhão.


Os(as) agricultores e agricultoras familiares mobilizados(as) pela FETAEMA e Sindicatos filiados aguardaram na frente do Palácio dos Leões a resposta do Governador Carlos Brandão, sobre a pauta do Trabalhadores, tendo o Governador, acatado grande parte das reivindicações.

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão prestou homenagem solene à FETAEMA pelos seus 52 anos, à CONTAG por seus 60 anos e ao MST por seus 40 anos.

Antonio Pires é um representante nato e defensor dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Coelho Neto, seu legado e sua história construída junto ao STTR.