sexta-feira, 12 de maio de 2023

MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS SERÃO ECONOMIZADOS POR ANO COM A IMPLANTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR EM PRÉDIOS PÚBLICOS DE DUQUE BACELAR



Com a implantação do sistema de energia solar haverá uma economia de gastos com energia elétrica, pela Prefeitura Municipal de Duque Bacelar, na ordem de R$ 1.055.530,02 (hum milhão e cinquenta e cinco mil, de acordo com estudos técnicos realizados. 


Para isso, um Projeto de Lei nº 06/2023 de 17 de abril de 2023, foi enviado para apreciação da câmara municipal, solicitando autorização para operação de crédito junto ao Banco do Brasil S.A, visando a implementação do Programa de Eficiência Energética Municipal.




A linha de crédito junto ao Banco Brasil  tem como objetivo proporcionar investimentos para a aquisição de equipamentos e sistemas fotovoltaico voltado para a modernização e eficiência energética do município, notadamente quanto à sustentabilidade de prédios e aparelhos públicos, principalmente nas escolas municipais. 


Ao contrário do que pensa a oposição, o projeto não tem nada de imoral, pois viabilizará recursos para promoção da sustentabilidade tão pregada hoje no país. Ou para eles investimentos de sustentabilidade são imorais? 


Vale ressaltar que hoje a energia solar fotovoltaica é a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial ficando atrás apenas da hidráulica e a eólica. Já são mais de 100 países que utilizam energia solar fotovoltaica. 


A geração desse tipo de energia tem se destacado como uma tecnologia promissora, principalmente para os órgãos governamentais, já que os benefícios se dão no baixo impacto ambiental, na redução no carregamento das redes elétricas, na redução de perdas e na otimização de custos. 


O prefeito Flávio Furtado não irá endividar o município, uma vez que, a mesma economia gerada na receita municipal permitirá a prefeitura de imediato a pagar as parcelas do financiamento junto a instituição financeira que vai disponibilizar os recursos para os investimentos. Com isso, a prefeitura de Duque Bacelar  vai conseguir implantar o sistema sem precisar utilizar recursos próprios uma vez que o financiamento será pago com os recursos da economia gerada pela implantação do próprio sistema. 


E mais! As prefeituras que apostam nesta fonte constatam a redução de despesas, conseguem atrair novos investimentos privados e o desenvolvimento de um novo setor produtivo, gerando empregos locais e de qualidade, além de ganhar valores intangíveis como: reputação junto à opinião pública, credibilidade, confiança, busca de economicidade com a redução das despesas públicas, e desenvolvimentista, promovendo a geração de novas oportunidades de mercado para pequenos negócios locais.


Com a economia de gastos diante da implantação da energia solar, a prefeitura sem dúvidas terá mais fonte de recursos próprios para aplicar em áreas como a infraestrutura e urbanismo, dentre outros.