Durante todo esse mês, os profissionais de saúde da Prefeitura de Duque Bacelar estão promovendo a Campanha Setembro Amarelo, com várias ações no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. Dentre as ações, palestras e rodas de conversas acontecem nas escolas municipais e estaduais, com foco entre os jovens, crianças e adolescentes.
No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de dar visibilidade à causa, no mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.
Em Duque Bacelar, é possível buscar atendimento com diversos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF que atuam nas Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família, com atendimentos de forma individual e de grupo, visitas domiciliares e reuniões familiares de caráter informativo, incluindo orientação e acolhimento.
Para a Secretária de Saúde, Kamila Santana, essas atividades são de grande importância e podem salvar vidas. “Todas as nossas equipes estão empenhadas nessa campanha, pois conversar ainda é a melhor solução. Essas rodas de conversa nas escolas, nas unidades de saúde e em vários outros ambientes, contribuem de forma positiva sobre a importância do viver”, destacou a secretária.