A Prefeitura de Coelho Neto-MA, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou, nesta semana uma série de visitas técnicas, voltadas para a agricultura, a órgãos do Governo do Maranhão. O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo esteve acompanhado do Engenheiro Agrônomo, Edvaldo Aguiar e também do Diretor de Relações Institucionais da Assembléia Legislativa do MA, Rubens Pereira.
Importantes parcerias e investimentos foram firmados, garantido projetos e ações voltados para a agricultura familiar. O Prefeito Américo de Sousa tem se esforçado diariamente com toda a sua equipe para garantir melhores condições de vida para a população de Coelho Neto.
AGED-
Na reunião com a AGED, foi resolvida a questão referente as emissões de GTA’s (Guia de Trânsito Animal) para pequenos produtores do município e firmada a intenção de assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a AGED e o Governo Municipal para o fortalecimento das atividades de produção e defesa agropecuária no município de Coelho Neto. A parceria também possibilitará aos criadores a desburocratização do cadastro de seus animais junto ao órgão.
INCRA-
O encontro no INCRA com o Superintendente George Aragão, serviu para analisar o andamento dos projetos para o Crédito Instalação de famílias do Assentamento Nossa Senhora de Fátima- região da Vila de Fátima e sobre a demanda de DAP dos assentados.
Os projetos elaborados pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Pesca já foram todos aprovados e nos proximos dias serão confecionados os contratos para que os beneficiários assinem e tenham acesso ao crédito. Serão em torno de 300 mil reais aplicados nas modalidades Fomento e Fomento Mulher para 25 familias assentadas da reforma agrária.
SAF-
Albertino Veríssimo representando o Prefeito Américo de Sousa, também se reuniu a com o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, na pauta, a análise de algumas demandas apresentadas pela gestão municipal, como: kits irrigação, kits feira e implementos agrícola.
Além disso, foram protocoladas documentações do PAA e Poços Artesianos. Durante a reunião, novas demandas foram solicitadas e de imediato o secretário Júlio César, se prontificou em priorizar, como a aquisição de CAMINHÃO para o PAA e o início da construção de 10 CISTERNAS através de uma Chamada Pública da SAF em parceria com a SEDES.