A Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu inicio as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A mobilização nacional, também chamada de “Dia D”, ocorrerá no dia 18/8 em todas as Unidades de Saúde.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95%, as equipes de saúde do município trabalham para vacinal 100% do público alvo.
“É de grande importância que os pais ou responsáveis, principalmente os beneficiários de programas sociais, procurem as unidades de saúde para vacinar as crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e sarampo. Seguindo determinação do Prefeito Américo de Sousa, nossas equipes de saúde estão empenhadas para que possamos garantir maior cobertura vacinal e ultrapassar a meta do Ministério da Saúde". Destacou a Secretária Olímpia Delgado.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.
Poliomelite (paralisia infantil)
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.