Nesta quarta-feira, 12/06, a Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma Blitz Educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. As atividades tiveram início às 8h, nas ruas centrais da cidade, com distribuição de materiais informativos e posteriores orientações à comunidade, no intuito de alertar acerca das consequências negativas, físicas e psicológicas que o trabalho precoce causa às crianças e adolescentes. Entre eles, os mais frequentes são o baixo rendimento escolar e, consequentemente, a evasão escolar.
A Secretária de Assistência Social, Rosemere Santana, ressaltou que é necessário que haja uma real conscientização em relação aos aspectos negativos que envolvem o trabalho infantil, como uma questão muito séria que são as consequências que ele acarreta na vida da criança e do adolescente, por isso a escolha de um tema em consonância com a ação: Deixar de estudar é um dos riscos.
Baseado na campanha nacional, nos panfletos constavam as seguintes informações:
- CRIANÇAS ADOECEM E MORREM NO TRABALHO
- 236 crianças e adolescentes morreram enquanto trabalhavam em atividades perigosas.
- 40 mil sofreram acidentes
- 24.654 sofreram acidentes graves, como fraturas e amputações de membros.
(Fonte: SINAN/Ministério da Saúde-dados de 2007 a 2017)
- O QUE SÃO PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL
- O trabalho que, pela natureza ou condições em que é realizado, causa danos à saúde, à segurança ou à moral de crianças e adolescentes.
- Todas as formas de escravidão ou práticas análogas, como a venda e o tráfico de crianças e adolescentes, por dívidas, o trabalho forçado ou obrigatório, inclusive em conflitos armados.
- A exploração sexual de crianças e adolescentes e a produção e atuação em material de pornografia.
- Crianças e adolescentes em atividades ilícitas, em particular a produção e o tráfico de drogas.
(Fonte: Convenção 182 da OIT).
- CANAIS DE DENÚNCIA
- Disque 100
- 98222-4827 – Conselho Tutelar
Leia mais no site da Prefeitura de Coelho Neto