A Prefeitura através da Secretaria de Educação e Cultura-Semec realizou no último sábado (20) a III Conferência Municipal de Cultura com o tema Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura.
O evento realizado no prédio da Maçonaria reuniu mais de 500 participantes entre delegados, observadores, autoridades e convidados.
Na parte da manhã houve a palestra magna proferida pelo Conselheiro Estadual de Cultura do Maranhão Emanuel de Jesus Sousa. Logo após houve várias apresentações culturais com destaque para o bumba-meu-boi, tambor de crioula, hip-hop e tambor de mina.
Na parte da tarde o público se dividiu em oficinas de trabalho e em seguida foi feita a apresentação e aprovação das propostas, bem como foi feito a eleição dos delegados para a etapa estadual que deve ocorrer em setembro na capital São Luís.
A Secretária de Educação e Cultura Rosário Leal (que não resistiu e caiu na dança com as índias do umba-meu-boi da Escola Benedito Duarte) falou com empolgação sobre a realização do evento. “Nossa Conferência foi um sucesso pois entre outras coisas conseguimos fazer uma grande mobilização que resultou no comparecimento de mais de 500 pessoas, fora isso procuramos envidar esforços na logística, na estrutura material e física, além da qualidade do palestrante e oficineiros se estendendo até a dedicação da nossa comissão organizadora. A Cultura de Coelho Neto está de parabéns e os elogios do nosso palestrante quanto a participação da sociedade e da qualidade dos debates só reafirmam a nossa convicção de que nosso evento foi um sucesso”, disse ela.
Estiveram presentes na solenidade de abertura várias autoridades dentre as quais o Coordenador da Conferência e Secretário Adjunto de Cultura Maestro Adelino Santos, o Secretário de Administração e Governo Ribamar Santos, o Secretário Adjunto de Saúde Jesusinho do Franco e os vereadores Márcio Almeida-PSD e Rafael Cruz-PP.
Do Portal Gaditas.