Com o objetivo de discutir políticas públicas de saúde visando a busca de financiamento e mais investimentos especificamente para as regiões Norte e Nordeste, secretários de saúde municipais e autoridades representantes de todos os estados dessas localidades se reuniram no I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, em São Luís (MA).
O evento, realizado pelo Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de secretarias municipais de saúde (Conasems), iniciou na segunda-feira (27) e encerra hoje (29), trazendo como tema “Desafios Regionais para Consolidação do SUS”.
“Trata-se de uma reunião da comissão Tripartite, pois envolve a União, os estados e municípios que ficou definida como uma agenda fundamental. Discutimos os graves problemas enfrentados nessas regiões, por exemplo, a falta de médicos, que nessas localidades concentram a maior carência por profissionais. Os gestores trazem as dificuldades e tentamos apresentar propostas de melhorias na saúde pública”, explicou o secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério, Odorico Monteiro.

De Coelho Neto esteve presente o Secretário Sérgio Guanabara e a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde enfermeira Fabiana Coutinho e o secretário de Saúde de Afonso Cunha
Para o Secretário Sérgio Guanabara " Um momento único onde nós secretários temos a oportunidade de ter essa proximidade com profissionais do Ministério da Saúde e expor os nossoos problemas como municípios de médio e pequeno porte , estamos saqui representando a saúde de Coelho Neto e sem sombra de dúvidas estamos fazendo tudo o que for necessário para garantir uma saúde de qualidade a todos".