sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Dia Hoje é Dele - Antonio Bacellar o Fundador do Município de Afonso Cunha-MA!

Quem está de aniversário neste feriado de 12 de Outubro é o Sr. Antonio Bacellar o fundador do município de Afonso Cunha-MA.  O Portal Virou Notícia faz questão de reprisar aqui um pouco da história deste fundador da pequena cidade de Afonso Cunha nesta data em que se comemora seu aniversário.


Embora muitos queiram apagar os traços da família Bacelar na região, isso, será impossível. Eles são os construtores pioneiros do desenvolvimento na região esses sim são os verdadeiros Bacelar liderados através da imagem viva e forte do grande fundador do Município de Afonso Cunha-MA Sr. Antonio Bacellar - O Velho  Antonio.


Antonio Bacellar é coelhonetense. Nasceu em 12 de outubro, de 1928. Essa data para o líder político e algo especial para o currículo de sua história, e segundo ele, lhe fez resistente. “12 de outubro é dia do descobrimento das Américas, nascimento de Napoleão Bonaparte, dia da padroeira do Brasil, dia da criança, e outras datas importantes,” disse.

Filho do maior líder político durante muitos anos em Coelho Neto, de nome Raimundo de Melo Duque Bacellar, conhecido por Duque Bacellar, pai dos Bacellar, que construíram Coelho Neto, Antonio Bacellar é um dos mais velhos

Com a morte de seu pai em 1954, Antonio Bacellar passa a ser o herdeiro político da Família Bacelar, no âmbito municipal, chegando a ser três vezes prefeito em Coelho Neto, e elegendo três: José Vieira do Nascimento, José Lindoso, e Estevam de Morais.

Como os prefeitos reinavam, mas não mandavam feito Rainha da Inglaterra, contam que Zeca Lindoso só vinha à prefeitura do município, receber o seu salário. Certa feita foi visto o gestor em pleno período chuvoso entrando na cidade descalço com pá de sapato enfiado num pal.

Com a chegada de Dr. Afonso Bacelar, em Coelho Neto, um dos filhos mais novos de seu Duque, que estudava fora cheio de idealismo, inclusive se entrosando na política rapidamente adotando um modelo jovial e democrático sem os métodos do coronelismo que já agonizava, e cada vez mais perdia espaço, o negócio mudou. Com isso, o trono de seu Antonio Bacellar foi ameaçado.

Quando Antonio Bacelar se viu quase que suplantado com a política desenvolvimentista e arrojado de seu irmão Afonso Bacelar, com influencia dos irmãos MAGNO e Raimundo, com pensamentos desenvolvimentistas e democráticos, conseguiram a emancipação do Povoado Regalo, hoje, Afonso Cunha, pra onde Antonio Bacellar, mudou o seu domicilio eleitoral, e todas as suas atividades.Com esse gesto, a unidade da família Bacelar continuou intacta.

Antonio Américo Machado Bacellar foi três vezes prefeito de Afonso Cunha, e elegeu 07 mandatários naquela municipalidade.

Entres os prefeitos eleito sobre a proteção de Antonio Bacellar, estão; Carlos Araújo, Zilmar Bacelar,(esposa de Antonio Bacelar) Francisco Santos, Francisco Machado, Valmir Costa, e o folclórico Zé de Moura por duas vezes.

Existe uma historia verídica sobre o então prefeito Zé de Moura bastante engraçada. Certa feita, alguns fiscais de um determinado órgão vieram a Afonso Cunha. Quando chegaram à chapada da Lolóia, encontrou um homem com uma turma de trabalhadores fazendo carvão numa carvoeira. Os fiscais pararam e perguntaram o chefe do serviço que também estava trabalhando; está longe pra Afonso Cunha meu amigo? Zé de Moura, respondeu, “é bem aí”. Os homens pararam e começaram entrar em detalhes da missão no município. Quando falaram que iriam à procura do prefeito, Zé de Moura, disse; “estão falando com ele, o prefeito sou eu.” A historia é tão famosa que até as crianças sabem na região.


Em pleno Regime Militar desde Brasília até a mais longínqua região do Brasil, sem quaisquer vestígios de democracia, a cidade de Afonso Cunha, viveu suas primeiras décadas. O seu líder e mais resistente Coronel político da região seu Antonio como é carinhosamente chamado, comandava o município como à época exigia.

Durante os vários anos em que a cidade de Afonso Cunha esteve no domínio da oligarquia, implantada por Antonio Bacellar, os avanços foram poucos: não, tão pouco como os mitos que se enrolaram em torno das historias dizem, mas nada muito significante em relação aos anos e o que o povo merece.

Nas eleições municipais de 1996, devido uma cisão em seu grupo político onde um dos seus mais estimados afilhados político Ramunilde Reis, na condição de oposição é o candidato a prefeito, tendo como vice, Antonio Maria; o maior e mais combatente oposicionista, e defensor da democracia no município, saiu vitorioso nas urnas. Ramunilde Reis foi secretário municipal de Antonio Bacelar em várias pastas em seu governo, e também em administrações de prefeitos eleitos com a sua orientação.


Depois de muitos anos, após as eleições de 1996, Antonio Bacellar perde o comando do município de Afonso Cunha, mas continua com certa densidade eleitoral e prestigio em âmbito municipal e estadual. Muitas pessoas ainda vão ao encontro de seu Antonio, para saber em quem votar.Embora ostentado ainda uma pose de líder alimentado por certa parcela da população, Antonio Bacellar, é consciente de que na atualidade sua influencia política conta pouco nos resultados eleitorais das eleições no antigo Regalo. E hoje disse que seu maior representante político é o atual presidente da Câmara de Afonso Cunha o seu filho e vereador Carlos Magno.

E assim nós fizemos questão de lembrar uma história tão importante no município de Afonso Cunha nesta data em que seu Antonio completa mais um ano de vida.

Redação publicada com a colaboração de Ezequias Martins.