sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Em Afonso Cunha Tratamento e Aparelhos Auditivos são Oferecidos Gratuitamente Pelo SUS Através da Secretaria Muncipal de Assistência Social !

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – SEMASSA da Prefeitura Municipal de Afonso Cunha-MA, esteve acompanhando na última quinta - feira mais um grupo de pessoas até o município de Caxias – MA para serem avaliados em exames auditivos.

 

Para serem contemplados com as próteses, estes pacientes passam por consultas médicas especializadas e exames específicos, capazes de identificar a existência e o grau de perda auditiva. A partir do diagnóstico é possível definir o aparelho adequado para cada caso. Cada prótese é feita de acordo com um pré-molde do ouvido.

A entrega beneficiará pessoas que não possuem condições financeiras de adquirir um aparelho auditivo no município de Afonso Cunha, aqueles que necessitam deste tipo de tratamento são procurados pela coordenação do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, onde é feita uma avaliação da situação do interessado.

 

Os exames são realizados por profissionais da APAE do município de Caxias- MA, o serviço é responsável pela assistência à pessoa com deficiência auditiva. Por meio do diagnóstico, busca-se a reabilitação auditiva no processo de adaptação dos aparelhos e também na prevenção.


Secretária Iolandra


Segundo informações por telefone ao Portal a Secretária Iolandra Pereira disse que: “A luta por melhores condições de vida de nossos idosos e de todas a s pessoas que necessitam de nossos serviços tem sido constante no município de Afonso Cunha, temos nos esforçado em todas as áreas sócio-assistenciais para assegurar os direitos e a atenção necessária que estas pessoas merecem ter”. Muitas são as atividades desenvolvidas para população através de nossa secretaria, ações que transformam a realidade de nosso povo. Por meio da Prefeitura Municipal temos o apoio necessário para desenvolver ações de grande importância como esta que esta sendo realizada, pois muitas pessoas passam por dificuldades auditivas e a maioria não tem uma condição de adquirir este tipo de aparelho. Finalizou a secretária.


Fotos: José Barros Fonseca